Hugo Gloss

20.mai

De Frente Com Gloss – Ian SBF – O diretor do Porta dos Fundos

geek

Assistir aos vídeos do “Porta dos Fundos” virou obrigação pra quem quer ter assunto na semana. Vira e mexe tem alguém que fala “Você viu aquele vídeo do Porta dos Fundos?”. Quando alguém responde “Não…” é o mesmo que dizer que bateu na mãe. Um crime. Um pecado. COMO VOCÊ NÃO VIU? Pois é…. A produtora de conteúdo de humor para internet (Um jeito chique de chamar os malucos que se juntaram pra fazer vídeos engraçados) já é dona de um dos canais mais vistos do Youtube, e isso em questão de meses! E é claro, que quando algo faz muito sucesso recebe também muitas críticas, vira alvo de milhões de boatos, etc. Todo mundo quer saber: afinal, esses moços vão pra TV ou não? Vai ter mesmo o filme? O Rafael delícia Infante é do babado ou não é?  Enfim… Para responder todas essas dúvidas, e mais algumas que foram surgindo no meio do caminho, eu chamei um dos 5 sócios da produtora. O nome dele é Ian SBF (Putz, esqueci de perguntar o que significa o SBF), o diretor da maioria dos vídeos e uma das mentes brilhantes e pervertidas por trás dos vídeos. Ian ainda mostrou que faz parte do time dos magyas da produtora… Se a Porta dos Fundos está essa maravilha toda, imagina a da frente!!!

iansozinho

Ian é o boy rústico que dirige os vídeos!

HG – Ian, todo mundo da (ou do?) Porta dos Fundos é meio conhecido, você é o único rosto “anônimo” por trás do grupo de criadores. Me conta, como você entrou nesse barco? Como conheceu todo mundo?
Ian - Eu acho que é (do) mas isso ainda gera polêmica aqui dentro hahahaha. Eu desde sempre quis ser diretor e não tenho nenhuma vontade em aparecer. Acabou que nos vídeos de making of eu apareço. Nos primeiros eu tentei não aparecer, mas depois eu vi que ia ser impraticável. Agora não tem mais muito o que fazer…
Eu entrei nesse barco com todo mundo. Na verdade já éramos um grande grupo de amigos que trabalhava bastante junto. Chegou uma hora que todos nós sentimos a necessidade de fazer algo próprio e autoral, sem as amarras da Tv (Todos viemos da TV). O Fábio eu conheço há mais de 10 anos… o Gregorio eu conheci pelo Fábio há mais de 3 anos e fizemos várias coisas juntos… o Kibe eu conheci depois que fiz o Anões em Chamas… e o João me pegou na noite e fomos fotografados pelo Ego. “Normal”.

porta-dos-fundos-nos-cinemas

João Vicente Sato, Fábio magya loira Porchat, Ian fazendo o tímido, Gregório fazendo a linha executivo e Kibe Rock n’ Roll. (Foto by Jorge Bispo)

HG – Dos cinco criadores, você é o único que não aparece nos vídeos. Ou aparece e eu não reparei. Por que? Você é tão bonitinho!
Ian - Sou mesmo. Na verdade eu dei uma engordada, mas emagrecendo eu devo ser um dos mais bonitos dos sócios. Eu só apareci no vídeo do “Cocaína” (Sou o marido da Julia) mas eu não gosto de aparecer. Maaaaas… já estou escalado pra um vídeo ridículo que devemos gravar em uma ou duas semanas. Não tem muito jeito… Quem trabalha no Porta acaba participando. Todos da equipe, no final, viram “elenco” do Porta. (Mas não é isso que está assinado na carteira deles e ninguém vai ganhar mais por isso…)

HG – Virou clichê dizer que “Porta dos Fundos é o humor que está faltando no Brasil”, mas o “Junto & Misturado”, do Bruno Mazzeo e do Porchat, tinha uma pegada parecida e foi ruim de ibope. Você acha que era o veículo errado (TV) ou foi o programa certo na hora errada?
Ian - Na verdade o “Junto” não foi ruim de ibope. Como foi cancelado, ficou essa impressão no ar. Eu vejo vários fatores determinantes pra isso: A Globo não fez uma boa divulgação do programa (pra não dizer que não fez hahahah), o horário era péssimo e o programa foi lançado junto com a estréia da Fazenda. Que eu me lembre, o programa tinha uma média de 14 pontos… O que é muito bom pro horário. Acho que uma parte da Globo não quis acreditar no projeto e complicações internas causaram o cancelamento nas gravações da segunda temporada. Mas é assim mesmo. TV é assim.

junto-e-misturado_f_002

Junto & Misturado passava sexta-feira à noite, em 2010.

HG – Eu lembro que quando começou, o “Porta dos Fundos” tinha um programa semanal de 15 minutos. Por que vocês decidiram acabar com isso?
Ian - Acabamos com o programa pois temos outros projetos que nos interessam mais dentro do Porta. O programa serviu pra entendermos o formato que gostaríamos de seguir, e no momento nos interessamos mais pelo formato de esquetes soltos. Mas já estamos nos preparando pra novos formatos e logo logo vamos anunciar isso. Na verdade esse é um dos nossos projetos principais hoje…

HG – Vocês 5 aparecem como os criadores, mas o canal meio que tem um elenco fixo. Como rolou o casting? Teve teste do sofá?
Ian - Da mesma maneira que os sócios já eram um grupo de amigos…os atores também. Todos já nos conhecíamos há muito tempo e adorávamos o trabalho um do outro. Não vou mentir e dizer que não houve teste do sofá… Houve sim e isso já nos trouxe alguns problemas com a polícia e com a Justiça. Mas felizmente isso já está no passado e hoje ele está bem e tranquilo.

HG – Me disseram que a loira do “Mario Alberto” é sua esposa, é verdade?
Ian - Na verdade a minha esposa é a Letícia Lima. (A gostosa do “Na lata”). A Loira é a Julia Rabello que é casada com o Marcos Veras. O Marcos Veras é um ator genial, que infelizmente não pode ser um integrante fixo do elenco pois teve uns problemas com a gente envolvendo a polícia e a Justiça. Mas felizmente isso já está no passado e hoje ele está bem e tranquilo.

Captura de Tela 2013-05-16 às 17.03.15

Eu achava que ela tinha tipo 18 anos!!!

HG – Falando em “Mario Alberto”, o “Sobremesa” é meu vídeo favorito! Mas, eu estava reparando que muitos dos vídeos falam de pau, chapeleta, saco, ovo…. Freud explica essa obsessão de vocês com pinto. Por que isso, gente? É a lei da compensação?
Ian - Quem não gosta de falar de pau? Quem tem, adora falar pros outros o que vai fazer com ele… Quem não tem, adora saber o que os outros vão fazer com ele, pois provavelmente a pessoa é um possível alvo… e quem tem e ainda assim quer saber o que os outros vão fazer com os seus paus… gosta muito!!! É igual abrir uma fábrica de papel higiênico. Não tem erro… uma hora ou outra você vai precisar usar.

HG – O Rafael Infante é o magya do elenco. Fica chato perguntar pra você, mas preciso saber. Ele é gay? Está solteiro? Fala mais sobre esse boy!!!
Ian – Ele definitivamente não é gay. É o que ele me diz. Mas eu vivo com um grupo que tem Fábio Porchat, Rafael Infante, João Vicente… e nenhum deles é gay. Meu parâmetros de “ser gay” já se perderam há muito tempo. Se nós estivéssemos nos anos 50 o único lugar onde esse grupo poderia se reunir sem ser enforcado era numa sauna a vapor. Mas voltando a pergunta… O Rafa como todo bom “não gay” tem uma linda senhora (Tatiana Novais) que não o deixa mentir. Pois é… uma pena. Ele seria um maravilhoso gay.

181011_264281270373882_1000036998_n

Infante, seu lindo! Fique mais sem roupa nos vídeos! Campanha #InfantePelado já!

HG – O João Vicente é O pegador na vida real, quem foi que convenceu ele a dar um beijo na boca do boy no vídeo “Happy Hour”? Ou foi ele que se ofereceu?
Ian - “Convenceu” é uma palavra forte. Eu pensei alto sobre o assunto e ele se “convenceu” rapidamente e convictamente. Na verdade o mais difícil de convencer foi o Magalzão, que apesar de fazer vídeos onde a dignidade e o respeito próprio dão lugar a esquetes que apenas o “Magalzão Show” pode nos proporcionar… em algum lugar dentro dele ainda havia essa barreira de beijar um homem para alguns milhões de espectadores.

Captura de Tela 2013-05-17 às 21.19.57

João me traiu.

HG – Aliás, falando em João, eu sei que ele sempre gostou de aparecer, mas nunca soube desse talento dele pra atuação, como foi que ele virou tão bom ator assim? Você acha que foi de tanto pegar atriz que ele acabou aprendendo por osmose?
Ian - O talento dele pra atuação surgiu quando ele me conheceu. E vai acabar no dia que ele parar de trabalhar comigo hahahahaha. Na verdade o João é um ótimo ator. O que aconteceu é que existem poucos lugares como o Porta hoje. É o lugar ideal pros atores testarem, tentarem, improvisarem…
Então eu acho que o João se sentiu muito a vontade pra seguir esse talento que ele sempre teve e nos mostrou que é um puta ator, e não só de comédia. Eu adoro os tempos do João e o humor de constrangimento dele.
Agora, quanto as coisas que ele pegou das atrizes… Eu acho que ele pegou muita coisa…

HG – O Kibe também tá tipo veterano da atuação. Ele era um talento escondido no blog ou rolam umas vodkas pra todo mundo ficar tão natural no vídeo?
Ian - De novo é aquela história… Quando o grupo todo é tão coeso e livre ao mesmo tempo, isso estimula os atores. No final todos crescem muito. Eles se ajudam muito e criam muito juntos. O Kibe é outro que se descobriu ator e agora já está pegando vários outros trabalhos fora do Porta. Até o Totoro virou ator (mesmo). Já fez “Louco por elas” e acabou de filmar uma aparição no seu primeiro longa…
Como eu disse antes, o Porta é um lugar muito legal pra se experimentar e se descobrir.

fotoporta

No “Porta” todo mundo vira ator! E melhor do que muitos que estão no ar…

HG – Uma curiosidade que eu tenho é como é o processo de arrumar as locações pra gravar. Aquele vídeo do telejornal foi feito aonde? Já tá fácil de conseguir gravar em qualquer lugar?
Ian – Aquele vídeo foi gravado em duas partes. Uma das locações foi o Jornal LANCE. Eles cederam pra nós o espaço e seremos eternamente gratos. A segunda locação foi um estúdio. Gravamos toda a parte da Julia em fundo verde e depois inserimos o cenário.
Ser do Porta hoje é uma faca de dois gumes… As vezes a repercussão que um vídeo gera pode ser bem atraente tanto quanto pode ser intimidadora/perigosa pra uma marca. Mas com certeza hoje temos muito mais portas abertas que fechadas.

foto (1)

Em breve pode rolar um vídeo na minha casa, ou na sua…. #ElesEstãoPorTodaParte

HG – Eu sei que ele é casado, mas uma grande dúvida da humanidade é se o Porchat é gay ou não. Você que é amigo, sócio, pode dar um parecer mais intimista… Eu acho ele magya desde os tempos de plus size.
Ian - Fábio é hétero. Muito hétero. Tão hétero que adora outros héteros por eles serem héteros também. Muitos beijos e carinhos.
Nós temos duas coisas muito hipervalorizadas no Porta pelas pessoas que estão de fora… o quanto ganhamos e o número de gays no nosso grupo.

HG – Clarice e Gregório são o Cauã e a Alinne Moraes do mundo indie. Às vezes eu acho que eles vão se juntar e matar todo mundo, eles tem meio cara de psicopata, mas são fofos ao mesmo tempo. Você sabia que eles tem um mega fã clube na internet, com gente que acha o Gregório Lindo, tesão, bonito e gostosão?
Ian - Como sei! É impressionante. Se tivéssemos alguns tabloides aqui no Brasil já teríamos um efeito “Bennifer” aqui com eles. “Clarorio”… “Gregrice”… Nós já brincamos com esse fenômeno que os dois juntos são algumas vezes. No vídeo “super gêmeos” eles são… gêmeos. No vídeos 2 do Spoleto, a Clarice vira o Gregorio no meio do vídeo.

Captura de Tela 2013-05-17 às 20.26.16

Eles tem uma cara de doidinhos, vai… Mas são fofos. Quem lembra da Clarice em “A Favorita”? Ela era filha da Lilia Cabral e do Jackson Antunes!

HG – O Porta vai fazer algum clipe da Clarice?
Ian - O Porta já fez um (Oitavo andar) e eu já dirigi outro que está no canal dela (Monomania). Eu espero que a gente possa fazer outros… Ela é muito gênia.

Captura de Tela 2013-05-17 às 20.28.21

#ClariceCongelada #MasOMamiloNaoFicouDuro

HG – Fernanda Paes Leme, Alexandre Nero, Fernanda Rodriges e Maitê Proença já fizeram participações. Existem mais famosos “bookados”pros próximos vídeos?
Ian - Esqueceu do Victor Leal! O mais que incrível “CHICOTE”! Eu li que a Suzana Vieira disse no jornal que quer fazer e temos outros amigos e conhecidos que estamos conversando e bolando coisas pra eles. Mas no fim, só queremos fazer vídeos que nós gostamos pra caralho e sentimos orgulho… então sempre depende mais da ideia do que “quem vamos botar”.

foto (2)

Globais se renderam ao Porta!

HG – Ninguém fala claramente, mas é óbvio que existe uma briga entre o “Porta dos Fundos” e o “Parafernalha’. É uma disputa de canais ou entre os integrantes de cada grupo?
Ian - Eu acho que as pessoas acham isso porque o Parafernalha já fez algumas menções ao Porta nos seus vídeos, como escrever #chupaportadosfundos e colocar o meu nome e o do Kibe em dois personagens gays que se comem numa festa… Mas no final é tudo brincadeira deles. Eles são muito novos, e obviamente acabam querendo “cutucar” o Porta de sacanagem. É tipo os meninos no play jogando papel higiênico molhado nos carros do prédio. Eu na verdade tenho uma ótima relação com vários que trabalham lá. Falo muito com o @ygorfremo que trabalha lá e acabamos de contratar o Bruno que já trabalhou com eles… então, é claro que não tem briga.

Captura de Tela 2013-05-17 às 20.57.38

Parafernalha, do Felipe Neto, é também um dos maiores canais do Youtube. #AmigosOuRivais

HG – Tudo quando começa a ganhar dinheiro gera aqueles comentários do tipo “perdeu a graça”, “Se vendeu”, “vai ficar uma merda”. O Porta está faturando com comerciais da Fiat e da LG. Vocês pediram pra participar do processo criativo? Como está a repercussão?
Ian - Nós somos o processo criativo. O Porta se diferencia das outras produtoras pois não é uma produtora. Nós nos comprometemos a produzir nosso próprio conteúdo. É claro que temos ótimas conversas e direcionamentos das agências quando fazemos um trabalho pra fora… mas no fim, aquele vídeo é um vídeo com roteiro do Fábio, Gregorio, Kibe, Esteves, João e dirigido por mim. É muito mais uma parceria que um trabalho encomendado. Por exemplo… a Itaipava é a nossa primeira patrocinadora e vai ficar com a gente por um bom tempo. Ela acredita no nosso trabalho a longo prazo. Outras empresas já tem nos procurado pra ter o mesmo tipo de envolvimento e estamos muito empolgados com essas novas parcerias.
A repercussão é a melhor possível. E é isso que está fazendo outras empresas e se interessarem em associar sua marca com o Porta. É uma nova visão e compreensão do mercado.

HG – E o tão comentado programa de TV? Sai ou não sai? Já li mil notinhas falando que estão estudando projetos, pedindo liberdade criativa a etc… Mas o que rola na internet é praticamente impossível de fazer na TV. Esse programa virou lenda?
Ian - Hoje não temos nada. Não dá pra dizer se nunca faremos ou se um dia faremos. Particularmente eu concordo com você e acho muito difícil. Mas o que temos certo é que adoramos onde estamos, como estamos e só queremos crescer dentro do Youtube.

HG – E o filme? Vai ter mesmo? Com esquetes ou historinha?
Ian - Ah vai. Mas se vão ser historinhas? Nós pensamos em um formato muito legal que junta os dois mundos… o que já estamos fazendo, com o que queremos fazer no futuro. Então, vai ser algo diferente sem perder a essência do Porta.

HG – Você, além do Porta pretende fazer alguma outra coisa? Tipo carreira solo? Dirigir novela, peça…
Ian - Eu já dirigi algumas coisas no MultiShow e na Globo. Inclusive, dirigi o programa do Greg “O Fantástico mundo de Gregorio” no MultiShow que foi incrível. Teatro eu realmente não sei fazer… e cinema é algo que estou focando pro futuro. Além do filme do Porta, já tenho um longa pra dirigir no ano que vem (roteiro meu e do Fábio e protagonizado pelo mesmo Fábio)

Captura de Tela 2013-05-17 às 20.54.58

Ian dirigindo. Os videos de making of são tão hilários quanto os oficiais!

HG – O elenco do Porta está fechado ou aindam rolam castings? Como as pessoas fazem para ficar sabendo? Ou é uma coisa fechada, tipo #SóOsBroders?
Ian - Adoramos os nossos Brothers e adoramos o fato de termos um elenco fechado. Mas esse elenco só se formou pois fomos conhecendo pessoas pela nossa vida e seria uma burrice nos fecharmos hoje pra talentos que aparecem. É um pouco contraditório… mas queremos manter o nosso elenco e ainda assim descobrir pessoas fodas novas (pro público, claro). O Márcio Machado por exemplo é simplesmente um gênio e um dos melhores atores do Brasil hoje. Só o usamos em um vídeo ainda (HOMENS), mas já o escalei pra vários outros…

Captura de Tela 2013-05-18 às 18.50.14

A Reunião de pauta é tipo roda de amigos

HG – Quando vocês vão me chamar pra fazer uma aparição subliminar num vídeo?
Ian - O seu convite foi tão subliminar quanto a sua aparição no vídeo será. Eu achei que você tivesse entendido… Mas já que você não pescou, vou te mandar o convite formalmente por e-mail.

Comente